segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Enfim, Macuco em rumo ao sonhado progresso com a instalação e distribuição da energia elétrica.

A distribuição para os consumidores de Macuco da energia elétrica produzida  chegou até o ano de 1960, muito embora, tal distribuição nos últimos dez anos pelos geradores da cooperativa.. O crescimento físico da Cooperativa de Laticínios e o seu pujante desenvolvimento industrial advindo com a produção de novos sub-produtos do leite sugavam a energia elétrica,  então  gerada.

                                    
A Companhia  de Energia Elétrica do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1960, assumiu a distribuição da energia elétrica, quando Governador do Estado do Rio o jovem Dr. Roberto Silveira. O Governador, cumprindo promessa ao povo de Macuco, mandou para Macuco o Coronel Emigdio Maia Santos,  com a determinação de instalar  e distribuir  a sonhada  e desejada energia elétrica. Foi  construída a rede de cabos até a Usina de Eletricidade do Rio Negro com a ajuda da população, dos fazendeiros fornecendo juntas de bois e alimentação, inclusive, para os trabalhadores. Em noite de grande festa foi inaugurada  a nova distribuição de energia elétrica. Estavam presentes o Governador do Estado Dr. Roberto Silveira, os Secretários  de Estado, o Prefeito Municipal de Cordeiro,Dr Adhyr Vaia de Abreu, o Vice-Prefeito Carlos Gilson Boaretto,  o Coronel Emigdio Maia Santos, os Vereadores Sebastião Lima, Orlando Faria, Luiz Carlos de Carvalho, Manoel Guimarães Duarte, Alfredo Mansur, Antenor Feijó Costa, Dr. Alberto Thomaz  Junior, José Geraldo Serpa, Nelson Pereira Carvalho, Alvino Castro Souza, Nelson Gonçalves e Pedro Guimarães Duarte, entre efetivos e suplentes. Grande destaque nas festividades foi  o desfile escolar noturno  do Ginásio Cordeirense, dirigido pelo Professor Ítalo Mileno Lopes e Prof. Adelaide Lopes e , também, do brilhante desfile    do     novato Ginásio Miguel Couto, de Macuco.











  A cidade recebeu nova rede de distribuição de energia elétrica com postes de madeira, fiação de baixa e alta voltagem, novas. lâmpadas modernas e de intensa luminosidade. O povo de Macuco, depois de longos e penosos anos, por fim, reencontrou-se, com a energia elétrica, ao alcance de todos e com a voltagem necessária, constante, normalizada. Terminava, naquela ocasião, uma década de impedimento ao progresso da terra e da gente macuquense. Resistência era a força animadora  que alimentava a esperança , por fim alcançada.                                             



Nenhum comentário:

Postar um comentário